Cursos Oferecidos
Educação Infantil: a partir de 1 ano e 4 meses (Turnos matutino, vespertino e o contraturno).
Ensino Fundamental: do 1º ao 9º ano nos turnos matutino ou vespertino.
Ensino Médio Integral
Projeto Bilíngue – Por meio da parceria com a International School, compreende as turmas da Educação infantil ao Ensino Médio (1ª e 2ª Séries).
Programa de Robótica – Oferecido por meio de parceria com a Zoom, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Metodologia de Ensino
Os fundamentos e procedimentos da metodologia desenvolvida seguem os princípios da interdisciplinaridade e da contextualização, com foco no desenvolvimento de competências e habilidades.
Fundamentos Didático-Pedagógicos
O Colégio está pautado no sóciointeracionismo, teoria da aprendizagem baseada nos estudos do psicólogo bielo-russo Lev Viygotsky (1896) sobre o desenvolvimento intelectual da criança. Segundo essa teoria, o conhecimento não é transmitido do professor para o aluno, mas sim construído a partir da interação entre eles. O aluno participa ativamente de sua aprendizagem, inclusive como detentor de conhecimentos prévios, e cabe ao professor o papel de mediar e sistematizar o processo de aquisição de novos conhecimentos pelo aluno.
O foco não está no acúmulo de conteúdos, mas no desenvolvimento das habilidades intelectuais, emocionais e motoras de que o aluno precisa para produzir conhecimentos.
Os benefícios dessa Proposta Pedagógica se refletem na autoconfiança, no aproveitamento do potencial de cada aluno e na valorização do processo acadêmico todo. Desde cedo, a criança aprende a gostar de aprender. E os resultados se fazem notar durante toda trajetória escolar, no vestibular, durante o Ensino Superior e no resto da vida.
Aliada a essa Proposta Pedagógica, o Colégio também se compromete a oferecer uma formação ética e humanista, baseada em valores como o respeito mútuo, a boa convivência e a responsabilidade cidadã.
Costuma-se afirmar que a criança e o adolescente são uma “caixa de surpresas”, e com razão, pois o ser humano é um ser inacabado com infinitas possibilidades de ser. Por isso, há dezenas de antropologias e definições do ser humano. Não há educação sem uma concepção de pessoa. Pedagogicamente vamos assumir como ponto de partida que a educação que realizamos no nosso Colégio deve considerar as seguintes dimensões da pessoa humana, sem a fragmentar:
- Biológica: a pessoa humana é um ser que é matéria viva;
- Afetiva: a pessoa humana é um ser que sente, se interessa, deseja, tem tendências, valores e emoções;
- Cognitiva: a pessoa humana é um ser que sabe;
- Religiosa: a pessoa humana é um ser aberto à relação com o transcendente;
- Social: a pessoa humana é um ser de relações.
Há pessoas que pensam que educar equivale a transmitir informações. Outras acham que se trata apenas de ensinar e há quem pense que educar significa treinar determinadas habilidades. Nós optamos pela concepção de que educação é o processo de constituição histórica do sujeito, através do qual se torna capaz de projeto próprio de vida e de sociedade, em sentido individual e coletivo. Esta concepção reserva para o Colégio e para o educador o papel mais modesto, mas fundamental de, por um lado, favorecer que cada aluno assuma o próprio processo educativo e, por outro lado, avaliar-lhe correções de rumo.
Quando olhamos para o Sistema Preventivo e nos perguntamos se ele pode nos ajudar a ser mediadores no autodesenvolvimento do aluno nas cinco dimensões acima, damo-nos conta de que ele é bastante fragmentário em suas contribuições. Por outro lado, cada vez mais, assistimos nossos educadores reportarem-se a Piaget, Vygotsky, Wallon, Freinet e outros, como embasamento teórico de sua prática didático-pedagógica. Tal fato impõe-nos uma questão: nosso Colégio é orientado pelo Sistema Preventivo ou pelo sociointeracionista?
Somos da opinião de que a pedagogia integral pode ser figurada pelo seguinte esquema:
- Teoria da aprendizagem: saber como o aluno aprende;
- Teoria do ensino: saber como ajudar o aluno a aprender;
- Teoria dos fins: saber para que o sujeito aprende e para que se ensina.
É claro que essa tripartição é apenas esquemática. Na teoria e, na prática, ninguém fica limitado a apenas uma dessas partes; elas se entrelaçam. Contudo, cada autor tem maior consistência em uma dessas partes. Portanto, a prática pedagógica do nosso Colégio, ao propor-se realizar a educação integral de crianças e adolescentes nas cinco dimensões – biológica, afetiva, cognitiva, religiosa e social -, inspira-se:
- Relativo à teoria da aprendizagem: prevalentemente na teoria sociointeracionista;
- Relativo à teoria do ensino: na pedagogia de Célestin Freinet, em livros didáticos e revistas especializadas que se inspiram no sociointeracionista;
- Relativo à teoria dos fins: na experiência pedagógico-pastoral de São João Bosco, cristalizada no Sistema Preventivo.
Para proporcionar condições favoráveis ao desenvolvimento do aluno nas cinco dimensões fundamentais da pessoa humana, nosso Colégio atua por meio de educadores docentes e educadores de práticas e vivências.
Os educadores docentes, orientados pela concepção de pedagogia integral acima exposta, ocupam-se, principalmente, das atividades de classe, desempenhando os seguintes papéis:
- Organizador da aprendizagem, pois, conhecedor das expectativas dos alunos, escolhe as informações a fim de possibilitar a construção do conhecimento;
- Gestor da aprendizagem, porquanto cabe ao professor orientar, estimular os alunos em todos os processos para construírem seus conceitos, valores, atitudes e habilidades que lhes permitam crescer como pessoas, como cidadãos;
- Mediador da aprendizagem, onde exerça à docência, conforme os princípios de ensino e aprendizagem, favorecendo uma postura reflexiva e investigativa, que orienta os alunos em saber lidar com os erros e estimular a organizar o saber construído;
- Incentivador da aprendizagem, uma vez que a criança precisa adquirir habilidades como fazer consultas em livros, entender o que lê, tomar notas, interpretar gráficos e dados, realizar experiências e discutir os resultados obtidos numa aprendizagem cooperativa;
- Avaliador da aprendizagem, pois cabe ao professor saber, com clareza, se o aluno aprendeu ou não, refletir sobre o trabalho desenvolvido em sala de aula, uma vez que, ao avaliar os alunos, o professor também está avaliando seu próprio trabalho, compreendendo que faz parte da rotina escolar e que é responsável em aperfeiçoar os instrumentos e técnicas de avaliação.
Os educadores docentes trabalham, fundamentalmente, o aprender a conhecer (conteúdos conceituais), o aprender a fazer (conteúdos procedimentais) e o aprender a ser (conteúdos atitudinais), transversalizados pelo aprender a conviver e aprender a crer. Por isso, o planejamento pedagógico dos educadores docentes é elaborado levando-se em conta os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.
Os educadores de pastoral, orientados pela concepção pedagógica acima exposta, ocupam-se, principalmente, do aprender a viver juntos e do aprender a crer por meio das atividades extraclasse, realizando-as, especialmente, através das seguintes dimensões:
- Evangelização e catequese, através das quais oportuniza a cada aluno a construção do próprio projeto de vida, centrado na figura de Jesus Cristo. Para isso, cuidam para que o ambiente do nosso Colégio seja acolhedor, veiculador de mensagens significativas, rico da proposta religiosa católica através das celebrações de festas, da liturgia, das manhãs de formação, dos retiros e outras atividades fundamentadas na prática cristão-católica;
- Experiência associativa, pois viver em grupo é fundamental para o adolescente, razão pela qual o educador de práticas e vivências favorece a formação de grupos, quer do grupo passageiro que se forma em torno, por exemplo, de uma excursão, quer dos grupos de reflexão;
- Orientação vocacional, pois o aluno vem ao nosso Colégio para dele sair com um projeto de vida consistentemente desenhado, o que inclui a orientação profissional.