História

A história do Colégio Salesiano Dom Bosco iniciou com um Colégio fundado pelo Dr. Arlindo Lima em 1915, em Aquidauana, com o nome de Instituto Pestalozzi. Dois anos depois, esse ginásio foi transferido para Campo Grande. Em 1930 o ginásio é adquirido pela Missão Salesiana.

Sob a administração do Padre Pian, o Ginásio Municipal de Campo Grande recebeu o reconhecimento definitivo, por meio de Decreto Federal nº 23.697 de 02/01/1934.

O primeiro diretor salesiano foi o Padre João Pian que além de se fazer grande amigo de alunos e pais, autorizou o início da construção do moderno e arrojado prédio, para os padrões da época, o atual bloco A, inaugurado em 1936. Em 1943, por meio do Decreto Federal nº 11456 de 03/02/1943, denominou-se Colégio Municipal Dom Bosco e, mais tarde, com o Decreto nº 24.960 de 17/05/1948, denominou-se Colégio Dom Bosco.

Em 1951, sob a direção do Padre Felix Zavattaro, dois acontecimentos significativos marcaram a história do Colégio: o lançamento da pedra fundamental do atual Bloco C e a inauguração do Museu Etnológico Dom Bosco. Como resultado do trabalho dedicado de muitos salesianos, sobretudo do Pe. João Falco, o Museu Dom Bosco transformou-se não só no maior museu do Estado, mas também em um dos principais pontos turísticos de Campo Grande.

O espaçoso prédio construído ao longo da Rua 14 de Julho permitiu a instalação, em 1962, da Faculdade Dom Aquino de Filosofia, Ciências e Letras, com os primeiros cursos, estáveis, de ensino superior em Mato Grosso.

No início da década de 70, o internato foi fechado, pois marcantes mudanças na sociedade criavam novas exigências. Aumentaram os alunos do Colégio Dom Bosco e das Faculdades. Vários edifícios foram construídos para atender às novas urgências: em 1968, salas para a pastoral, atual bloco D; em 1973, biblioteca e teatro, atual bloco B; em 1976, novas salas de aula, atual bloco E; em 1982, o poliesportivo Dom Bosco. Ampliado em 1991, torna-se o maior centro poliesportivo educacional do Estado. Em 1992, a Universidade Católica Dom Bosco inaugurou o campus da Avenida Tamandaré e o Colégio Dom Bosco passou a contar com a totalidade das edificações situadas à Avenida Mato Grosso, para desenvolver as atividades educativo-pastorais da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Em dezembro de 2003 por meio da Ata nº 07, a instituição de ensino recebeu a denominação de Colégio Salesiano Dom Bosco.

Um dos principais objetivos dos administradores educacionais do Colégio Salesiano Dom Bosco, a partir de 2001, foi implantar um Sistema de Gestão de Qualidade capaz de entender o Colégio como espaço de decisão ampliado e coletivo, onde, mediante processos criativos, gerados e gerenciados na própria instituição, os pais pudessem participar ativamente do desempenho e da avaliação escolar de seus filhos. Estava evidente, aos diretores do Colégio Salesiano Dom Bosco, que o caminho a percorrer, neste novo milênio, seria o da adoção de um sistema de gestão que propiciasse à instituição escolar maior efetividade na execução de seus objetivos.

No início do ano de 2008 o Colégio recebeu o Certificado de Qualidade Ambiental da Fundação Vanzolini. Pensar a Educação Ambiental no âmbito escolar significa enfrentar desafio de conhecimento e de transformação, indispensável para a formação da consciência ambiental. Portanto, educar ambientalmente possui um significado amplo e profundo, uma vez que tem por objetivo formar crianças, jovens e adultos para uma sociedade que requer, não apenas conhecimentos sistematizados, mas também desenvolvimento de comportamentos e atitudes equilibradas para a manutenção da qualidade de vida na comunidade, na cidade, no estado, no país e, finalmente, no planeta.

Desde a implantação deste sistema, o Colégio Salesiano Dom Bosco – Campo Grande/MS contou com o empenho da comunidade educativa para manter o sistema em andamento. Com isso, durante 11 anos de certificação, percebemos que este trabalho já está incorporado na equipe de colaboradores, juntamente com nossos destinatários. Diante desse compromisso, em uma reunião do Grupo de Desenvolvimento da Qualidade – GDQ – em agosto de 2012, a Direção, juntamente com a equipe de coordenadores da instituição, definiu não recertificar o Colégio Salesiano Dom Bosco Campo Grande/MS, ou seja, não manter o selo de qualidade, porém o sistema continuará implantado. E para que o processo não deixe de ser desempenhado, o Colégio continuará com a Gerência da Auditora Interna, que fará a supervisão destes trabalhos.

Em 2018, A direção do Colégio Salesiano Dom Bosco, firmou parceria com International School, com projeto bilíngue, a qual passa a ofertar a disciplina língua Inglesa aos alunos do 1º ao 5ºano do Ensino Fundamental.

Em 2019 essa parceria estendeu-se para o Ensino Fundamental do 6º ao 8º ano, e para os alunos do 9º ano em 2020. Em 2022, também os da Educação Infantil ingressaram no programa. Em 2024 foi a hora da implantação para os alunos do Ensino Médio, da 1ª e 2ª séries.

Em 2022, seguindo as determinações legais o Colégio fez a Implantação do Novo Ensino Médio, com previsão de completar o ciclo no ano de 2024.

Os corpos técnico/administrativo e pedagógico do Ensino Médio do Colégio Salesiano Dom Bosco acompanham atentamente todo o processo de implantação do Novo Ensino Médio, de maneira especial após a publicação da lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Desde então, além da leitura e estudo das novas leis e portarias, a equipe tem participado de encontros presenciais e de reuniões on-line debatendo com os principais idealizadores da reforma e também oportunizando palestras para os nossos educadores sobre o tema.

A partir da legislação que embasa toda a reforma e também contando com o apoio do Centro Pedagógico do Objetivo de São Paulo, que fornece o material didático do Colégio, atualizado para atender à reforma, elaboramos a proposta de implantação do Novo Ensino Médio, a partir do ano de 2022 para a 1ª Série do Ensino Médio até a finalização do processo em 2024, quando então deverá ser implantada a reforma definitiva com o novo formato do ENEM.

A escola acompanha atentamente os debates iniciados em 2023 sobre a necessidade de fazer algumas alterações importantes em todo o projeto de implantação do Novo Ensino Médio. Vamos nos adaptar conforme as novas exigências legais, levando em conta sempre um dos objetivos principais do Ensino Médio que é possibilitar o acesso dos alunos às melhores universidades do país.

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